IMAmt

9ª Jornada de Atualização Legal do IAS é concluída em Campo Verde

Cerca de 130 pessoas participaram da 9ª Jornada de Atualização Legal, realizada pelo Instituto Algodão Social (IAS), em parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). O encerramento ocorreu nesta quinta-feira (29/11) no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Centro, em Campo Verde, onde o engenheiro de Segurança do Trabalho Álvaro Morejano Maia usou sua vasta experiência para falar sobre as novas diretrizes da NR 12, inserida na NR 31, com foco na segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

O público reconheceu o domínio sobre o assunto do palestrante, que representa o Escritório THGM de Porto Alegre (RS).  “Já participei de outros cursos em Mato Grosso e esse foi o melhor, porque o palestrante domina perfeitamente o assunto. Ele disse, inclusive, que a empresa dele foi uma das participantes da elaboração da NR 12″, comentou José Carlos Martins, técnico de segurança do trabalho do Grupo Bom Futuro. Ele acrescentou que o palestrante desmistificou vários pontos da NR 12, permitindo a sua compreensão até por pessoas mais leigas no assunto.

Gilmar Deliberaes, gerente da Cooperbem, também elogiou bastante a palestra. “As normas regulamentadoras estão aí para serem cumpridas, visando o bem-estar e a saúde do trabalhador. Por isso é importante estar atualizado em relação às inovações, comparecer a palestras sobre o tema e, principalmente, colocar em prática o que vimos no curso”, afirmou.

Na opinião de Hamilton Ramos, sócio proprietário da empresa Pro-Ativa, de segurança do trabalho, a palestra esclareceu alguns itens mais detalhados da NR 12. “Isso vai fazer com que o pessoal, principalmente, os operadores e gestores de segurança, realmente entendam como funciona a norma em detalhes”, disse Ramos.

A produtora Ana Caroline Guolo, da Fazenda Santa Catarina, que ainda não tinha assistido a outras palestras sobre a NR 12, elogiou a apresentação de Álvaro Morejano Maia. “Achei a palestra bem esclarecedora. Ele [o professor] está tirando muitas dúvidas, e sendo bem claro e objetivo no que está apresentando”, comentou. Ana Caroline diz que vai levar os novos conhecimentos para outros colaboradores da fazenda e pretende enfatizar a questão da segurança, inclusive, promovendo mudanças com o objetivo de tornar mais seguras as operações com máquinas e equipamentos. Ela também elogiou o fato de o palestrante ter apresentado soluções de baixo custo para adaptar máquinas antigas às novas regras.

Antes de chegar a Campo Verde, a 9ª Jornada de Atualização Legal passou por Sorriso, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Primavera do Leste e Rondonópolis. A organização do evento ficou a cargo da engenheira agrônoma Marcelma Maciel, supervisora de Sustentabilidade do IAS. O diretor executivo do IAS, advogado Félix Balaniuc, fez questão de participar do evento no CTDT do Núcleo Regional Centro.  Segundo ele, a realização da Jornada faz parte da missão do IAS no sentido de levar orientação aos associados da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), a seus colaboradores e a empresas que prestam serviço à cotonicultura em Mato Grosso.

“Conhecer as leis trabalhistas e de segurança do trabalho e estar sempre se atualizando é fundamental para assegurar o futuro da produção de algodão em Mato Grosso. O Estado se consolidou como o maior produtor de pluma do País e também tem dado exemplo de que é possível produzir com responsabilidade e de olho na qualidade”, diz o diretor executivo do IAS.

 

Fotos: Acervo IAS

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ampa