Ano da safra: 2001/02 | Categoria: Fitopatologia
Um levantamento foi conduzido em três das principais regiões de cotoniculturado estado do Mato Grosso, com o objetivo de obter informações sobre a ocorrência de Meloidogyne incognita, Rotylenchulus reniformis e Pratylenchus brachyurus, na cultura do algodão.
As amostragens foram feitas entre os meses de fevereiro a maio de 2002, com a coleta de solo e raízes de algodão. No total foram 623 amostras compostas, representativas de 21.793 hectares com algodão, em 18 propriedades. Os nematóides foram extraídos por peneiramento e centrifugação, identificados, quantificados e aqueles de importância para a cultura, foram identificados até espécies. As três espécies de nematóides importantes para o algodoeiro foram encontradas no Estado.
Pratylenhus brachyurus ocorreu em 94% das amostras, com média populacional de 192 indivíduos/g de raiz e 65/200 ml de solo. Meloidogyne incognita foi identificado em 5,3% das amostras, com média populacional de 27juvenis/g de raiz e 148/200 ml de solo. Rotylenchulus reniformis foi encontrado em 2% das amostras, com média de 120 juvenis e adultos vermiformes/200 ml de solo. O material biológico (nematóides) está sendo mantido em plantas no telado de sombrite para futuros testes de agressividade dos isolados, níveis de danos, resistência dos cultivares.