IMAmt

Biologia Molecular

A valorização da pluma de algodão tem estimulado a expansão da área plantada desta cultura, e tem demandado cultivares que proporcionem um maior rendimento e menor custo de produção. Para atender esta demanda, os programas de melhoramento têm buscado ferramentas como a Biologia Molecular que auxiliem o desenvolvimento de novas cultivares.

Essa ferramenta vem sendo empregada com sucesso no desenvolvimento de cultivares transgênicas por companhias multinacionais, sendo que já podem ser encontrados sete eventos de algodão transformados geneticamente liberados no mercado Brasileiro. Estes eventos incluem plantas com resistência a insetos e plantas com tolerância a herbicidas, diminuindo significativamente a necessidade de aplicação de agroquímicos de alta toxicidade, resultando em economia e baixo impacto ambiental.

Tais eventos podem ser introduzidos em programas de melhoramento para a incorporação dos transgenes em suas cultivares, as quais já estão adaptadas às condições locais, proporcionando assim um rápido impacto positivo na agricultura de cada estado. Além das vantagens da introgressão dos eventos transgênicos, a Biologia Molecular também oferece a opção do uso de marcadores moleculares SSR e SNPs, que podem ser empregados para a seleção assistida de plantas resistentes a viroses e nematóides já no estágio inicial de desenvolvimento vegetativo da planta, otimizando assim o processo de seleção. Neste sentido, o Instituto Mato-grossense do algodão, que visa promover o desenvolvimento nas mais diversas áreas de pesquisa do algodão no Estado do Mato Grosso, esta buscando a implementação de análises qualitativas e quantitativas via PCR em tempo real que permitam o controle de eventos transgênicos dentro de seu programa de melhoramento, bem como a análise de marcadores SNPs para a seleção assistida de novas linhagens resistentes a nematóides e viroses.

2012

A valorização da pluma de algodão tem estimulado a expansão da área plantada desta cultura, e tem demandado cultivares que proporcionem um maior rendimento e menor custo de produção. Para atender esta demanda, os programas de melhoramento têm buscado ferramentas como a Biologia Molecular que auxilie

2011

Conforme resumo acima

2010

Sem alteracao