Anuário Brasileiro do Algodão 2020 mostra otimismo do setor

A vigésima edição do Anuário Brasileiro do Algodão, da Editora Gazeta, está disponível online. A safra 2019/2020 foi marcada pela pandemia mundial de Covid-19, que afetou o consumo do produto. No entanto, o setor produtivo do Brasil está otimista. Sendo o quarto maior produtor global da fibra e o segundo em exportação, a safra excepcional gerou aumento na exportação, cerca de 67%.

Especificamente sobre a produção em Mato Grosso, o anuário traz a matéria Tudo a favor de uma boa safra nas páginas 49 e 50. Leia um trecho abaixo:

Diversos fatores contribuíram para que a safra 2019/20 de algodão no Mato Grosso, que lidera com folga a produção da fibra no Brasil, alcançasse novo recorde no Estado, e com boa qualidade. “Clima e preços favoráveis, tecnologias bem implementadas, com produtores que sabem muito bem como produzir algodão, isso tudo levou a essa boa safra”, ressalta Paulo Sérgio Aguiar, presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Conforme estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em final de agosto de 2020, com 95% das lavouras colhidas, a produção estadual ultrapassaria a 2 milhões de toneladas de pluma.

Desde logo já houve aumento de área do ciclo anterior para o atual, que, segundo o Imea, chegou a 1,28%. Para tanto, explica o dirigente da Ampa, “o que aconteceu é que a safra passada não foi tão boa quanto esta, mas já foi uma boa safra, e os preços estavam realmente convidativos: valores entre 72 cents de dólar por libra/peso até contratos que foram a 85 cents US$/lp para exportação. Com isso, o produtor vendeu bem no período, performou bem os contratos e fixou vários já para a etapa 2019/20, com bons valores. Isso impulsionou a aumentar um pouco mais a sua área”, observa Aguiar. E contribuiu também para incrementar a produção.

 

Para ler a edição completa clique aqui.

 

Relacionadas

IMAmt - Instituto Mato-Grossense do Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3624-1840

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish