Manual de boas práticas de manejo do algodoeiro em Mato Grosso – 4ª edição

Atualmente, a cultura algodoeira mato-grossense é toda mecanizada, empregando um manejo da cultura altamente tecnificado. É o resultado de mais de vinte anos de trabalho, associando o próprio produtor, as instituições de pesquisa públicas e privadas, os consul- tores e as empresas nacionais e internacionais de insumos e de máquinas.

A complexidade do manejo desse cultivo justifica o grande número de suportes de difusão de tecnologia para facilitar a realização de treinamentos e capa- citações, tanto para os agrônomos como para todo o quadro técnico das fazendas. O treinamento contínuo dos jovens profissionais é um dos elementos-chave para a continuidade dessa atividade produtiva.

Empenhados nesse esforço de difusão de tecnologia, a Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt) conseguiram mobilizar esforços dos mais di- versos especialistas em manejo do algodoeiro para publicar este “Manual de Boas Práticas” para o manejo do algodoeiro no Estado de Mato Grosso. Todos os autores foram orientados a simplificar ao máximo os conceitos científicos que embasam as recomendações de manejo, a fim de enfocar este material nas próprias recomendações, que possam servir no dia a dia dos técnicos das fazendas algodoeiras. Portanto, orienta- mos os leitores interessados nas referências bibliográficas em contatar diretamente os autores.

As tecnologias evoluem rapidamente, razão pela qual estamos apresentando esta edição 2020 atualizada do “Manual de Boas Práticas”, editado pela primeira vez em 2012, com atualização em 2014. Ele apresenta as principais recomendações técnicas para o Estado de Mato Grosso, visando manejar com sucesso essa cultura muito exigente em tecnologia.

Depois de um cenário de au- mento significativo de área na safra 2018/2019, o produtor enfrenta agora perspectivas de redução dos preços internacionais, e questionamentos surgem sobre a lucratividade da cultura. Acreditamos que o presente manual seja uma ferramenta importante para o cotonicultor mato-grossense assegurar boa produtividade e a lucratividade de sua lavoura.

Agradecemos mais uma vez o esforço de todos os co- legas e amigos envolvidos na realização deste manual.

Download Manual

Relacionadas

IMAmt - Instituto Mato-Grossense do Algodão
Rua Engenheiro Edgard Prado Arze, 1777 - Ed. Cloves Vettorato - 2 andar Quadra 03 - Setor A - Centro Político Administrativo
CEP: 78049-015 - Telefone: (65) 3624-1840

Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish